Como funciona a Sala Verde "Ciência, Arte & Magia"?

  • De Segunda à Quinta-feira, das 9h às 12h.
  • Sexta-feira, das 9h às 12h e 14h às 17h.
  • Não é permitida, em nenhuma hipótese, a saída de material da Sala para consulta.
  • O empréstimo só será feito para retirada de copias no Instituto de Biologia, mediante entrega de carteira de identidade e assinatura de termo de compromisso de devolução do material.
  • É possível a marcação de consultas de grupo de até 10 pessoas, inclusive para a exibição de filmes e/ou uso dos jogos.
  • Todos são muito bem-vindos ao nosso espaço.

Por que a Sala Verde?

Este projeto justifica-se pela necessidade de maiores investimentos no Ensino de Ciências, inclusive da Educação Ambiental, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de novos métodos de aprendizagem, como de novas técnicas de ensino e nova tecnologia para a educação cientifica.

A Sala Verde "Ciência, Arte & Magia" pode vir a ser uma importante ferramenta na transformação do Ensino das Ciências na Bahia, vez que, está embasada na Criatividade, elemento fundamental para a realização, porque não dizer para a auto-realização do ser humano.

 "A criatividade oportuniza aos indivíduos resolver problemas de formas além das tradicionais, obtendo um sucesso capaz de influenciar outras pessoas, assumindo uma importante dimensão social" (GOLEMAN et al., 1992)

Nossa Missão:

Popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

Nossos Objetivos:

  • Agregar aos CENTROS AVANÇADOS DE CIÊNCIAS do Projeto “Ciência, Arte & Magia” de Educação e Divulgação Científica a função também de CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL democratizando o acesso à informação ambiental e funcionando como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental;
  • Disponibilizar informações e apoiar vocação científica para as Ciências Ambientais de crianças e adolescentes da educação básica, carentes do Município de Salvador, Bahia, principalmente, nas imediações dos Bairros da Barra, Ondina e Federação, que incluem moradores das classes A e B, mas um contingente humano grande de moradores de classes mais baixas, em favelas e/ou situação de risco;
  • Movimentar os Centros Avançados de Ciência – CAC implantados em Salvador, Feira de Santana e Seabra, como espaços sociais com forte papel educativo visando o despertamento de vocações científicas e consciência ambiental;
  • Elaborar programas destinados à apropriação dos conhecimentos científicos nas escolas e a aplicação de tecnologias adaptadas ao meio rural e urbano, visando ao desenvolvimento social e à difusão do conhecimento;
  • Orientar e estimular as crianças e adolescentes, extensivo aos seus pais, a conhecer e saber dispor de conhecimentos e ambientais produzidas para a solução de seus problemas e na melhoria da qualidade de vida;
  • Promover na comunidade uma visão sistêmica quanto à importância na formação de cidadãos alfabetizados cientificamente, portanto mais preparados para exercer a função social da ciência na resolução de problemas, começando pelos presentes na sua vida cotidiana;
  • Articular-se com órgãos e/ou entidades, públicas e/ou privadas, para o desenvolvimento de ações e programas ambientais.

A Universidade deve, pode e necessita com isso se preocupar a fim de dar a sua verdadeira e concreta contribuição no sentido de senão extinguir, minimizar tanto o CAOS INDIVIDUAL quanto a SOCIAL.